Entidade Promotora

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com Fins de Saúde, com personalidade jurídica civil e canónica, com sede em Lisboa. É uma instituição criada e dirigida pela Província Portuguesa da Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e desenvolve a sua ação preferencialmente no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria. Para a prossecução dos seus fins estatutários o Instituto dirige 12 estabelecimentos de saúde, 8 estabelecimentos no Continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.

Tem como missão a prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde, sobretudo em saúde mental e psiquiatria, de acordo com as melhores práticas clínicas, com qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade do utente, numa visão humanista e integral da pessoa. A atividade assistencial desenvolvida pelos estabelecimentos de saúde do IIHSCJ incide essencialmente nas áreas: psiquiatria, gerontopsiquiatria /psicogeriatria, deficiência intelectual e duplo diagnóstico, reabilitação psicossocial, cuidados continuados, medicina física e reabilitação e cuidados paliativos.
 
O serviço hospitaleiro, configurado a partir de uma visão e de práticas inclusivas, reintegradoras e promotoras de vida, denuncia todas as formas de exclusão e marginalização presentes nos vários contextos. Com o Modelo assistencial pretendemos dar voz à pessoa assistida e sua família e significativos, indo ao encontro das suas necessidades, potencialidades e expectativas e desta forma tornar a sua vida inclusiva quer na sociedade quer ao nível do contexto de vida institucional. O objetivo de qualquer intervenção desenvolvida pelas diferentes equipas assistenciais, passa por permitir a cada pessoa atendida chegar ao seu potencial máximo de recuperação, dando-lhe as “ferramentas”, para assumir a gestão da sua vida, facultando-lhe a informação e os meios que necessita para o seu empowerment efetivo. É neste sentido que a concepção de empowerment em saúde mental se torna chave para a criação de autonomia e sociabilidade das pessoas que em algum momento da sua vida se viram limitadas e a necessitar de cuidados de saúde. O empowerment aponta para uma perspectiva activa de fortalecimento do poder, participação e organização das pessoas assistidas e seus familiares.

 
Poderá saber mais sobre o Instituto das Irmãs Hospitaleiras em: www.irmashospitaleiras.pt

 

Apresentação dos Grupos de Autorepresentação e centros

A autorepresentação concretiza-se no direito que as pessoas com deficiência e incapacidade têm de falar e decidir em causa própria. Este direito é diretamente incentivado nos estabelecimentos de saúde do IIHSCJ, através da promoção e apoio à dinamização de Grupos de Autorepresentação. Estes grupos são constituídos por pessoas assistidas que representam de forma transversal as pessoas assistidas nos centros.

  • GAR Proativ@s - Casa de Saúde Rainha Santa Isabel



    GAR Proativ@s - Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (CSRSI) - Condeixa-a-Nova

    O Grupo Proativ@s surgiu em Junho de 2013 com o objetivo de melhorar a inclusão das pessoas assistidas em toda a dinâmica da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, valorizando-se a capacidade de participação e de decisão das pessoas com deficiência/doença mental.

    Do grupo fazem parte representantes de todas as unidades da CSRSI, num total de 18 pessoas, dos 22 aos 81 anos, com diversas experiências de partilha, que podem contribuir para melhorar o bem estar da comunidade envolvente, basta que para isso se façam ouvir junto de hierarquias mais elevadas, expondo assuntos e discutindo ideias de caráter mais prático, para que sejam encontradas soluções do dia a dia.

    Atividades:
    - Reuniões semanais;
    - Simplificação e divulgação da carta de direitos e deveres das pessoas assistidas;
    - Organização de atividades lúdicas mensais realizadas no auditório para todas as pessoas assistidas do centro denominadas “Tardes de Alegria”; 
    - Elaboração de ementas mensalmente de acordo com as expectativas das pessoas assistidas do centro;
    - Participação em encontros, conferências e assembleias;
    - Realizar intercâmbios com GARs de instituições intra e extra IIHSCJ;
    - Colaboração com a Associação De Familiares e Amigos dos Utentes da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel “Dar Voz” na distribuição de lembranças a pessoas assistidas na Páscoa e no Natal;
    - Membros fundadores da PNAR;

    Façamos de cada porta que se fecha uma janela que se abre!

    A  Casa de Saúde Rainha Santa Isabel está localizada em Condeixa-a-Nova foi fundada em 1959. Seguindo os princípios institucionais de elevada qualidade, responsabilidade ética, competência, eficiência, equilíbrio custo – benefício e rentabilidade dos recursos que garantam a sustentabilidade do Centro Hospitaleiro este contempla as seguintes áreas de intervenção: Psiquiatria; Psicogeriatria/Gerontopsiquiatria; Incapacidade Intelectual; Reabilitação Psicossocial.

    Saiba mais em csrsi.irmashospitaleiras.pt/ 

     

  • GAR CSBJ - Casa de Saúde Bom Jesus



    GAR CSBJ - Casa de Saúde Bom Jesus (CSBJ) - Braga

    O Grupo de Autorepresentantes da Casa de Saúde do Bom Jesus, fundado em Maio de 2013, é constituído por pessoas com experiência de vida relacionada com diagnóstico de doença mental.
    Tem por missão a representação e a promoção dos interesses dos seus membros enquanto pessoas assistidas nos serviços da Casa de Saúde do Bom Jesus, valorizando a sua integração social.

     Objetivos:

    • Representar globalmente as pessoas assistidas e defender os seus interesses;
    • Promover o desenvolvimento recreativo, cultural e desportivo das pessoas assistidas e contribuir para a consciencialização do seu processo de recuperação (recovery);
    • Fortificar os laços de amizade, solidariedade, e capacidade de diálogo e de cooperação entre todos os membros do grupo;
    • Promover o estabelecimento de relações com outras organizações semelhantes, em especial, outros centros de reabilitação e de apoio a pessoas com experiência de vida relacionada com diagnóstico de doença mental;
    • Participar, quando adequado, em iniciativas e dinâmicas de organizações nacionais ou estrangeiras relacionadas com os direitos das pessoas com experiências de vida, relacionadas com diagnóstico de doença mental.
    • Defender os direitos das pessoas assistidas da Casa de Saúde do Bom Jesus na elaboração dos planos de atividades das unidades/serviços;
    • Participar de forma ativa na avaliação dos serviços prestados pela Casa de Saúde do Bom Jesus, propondo as ações consideradas adequadas e necessárias à garantia dos direitos das pessoas assistidas.



    O GAR permite-nos demonstrar o nosso potencial. A sociedade poderá olhar para nós como cidadãos de pleno direito, que contribuem positivamente para a mesma e juntos vivermos todos melhor! Nada sobre nós sem nós!!!

    A Casa de Saúde do Bom Jesus foi fundada em 30 de Setembro de 1932 e tem vindo a desenvolver a sua Missão em favor da pessoa com perturbação mental, em conformidade com o património espiritual da Congregação, na área da psiquiatria e saúde mental, numa permanente abertura a outras necessidades humanas e sociais. A Casa de Saúde do Bom Jesus procura concretizar a sua missão no âmbito da Psiquiatria e Saúde Mental, disponibilizando serviços que satisfaçam as necessidades e expectativas da sociedade, nas seguintes áreas de intervenção: Psiquiatria; Deficiência intelectual; Psicogeriatria/Gerontopsiquiatria; Toxicodependência e Alcoolismo. 

    Saiba mais em cbsj.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR Prodeterminados - Casa de Saúde da Idanha



    GAR Prodeterminados - Casa de Saúde da Idanha (CSI), Idanha - Belas

    O GAR da CSI  iniciou a sua atividade no dia 2 de agosto de 2013. A direcção do centro lançou o desafio para que as pessoas assistidas constituíssem um grupo de autos representantes. Houve uma reunião inicial onde estiveram presentes cerca de 20 pessoas assistidas. Nessa reunião foram explicados os objectivos de um grupo de autorepresentação e foi decidido qual periodicidade das reuniões. Nessa reunião foi constituído o grupo de autorepresentantes. 
    O grupo tem como missão: apoiar todos as pessoas assistidas da instituição para que possam expressar as suas necessidades, escolhas e vontades perante o grupo, perante os seus pares, perante as equipas multidisciplinares e a direção do centro.
    - Participamos em Seminários no âmbito da autorepresentação. Organizamos o V encontro dos Grupos de Autorepresentantes dos GARs do IIHSCJ e participamos nos encontros organizados pelos outros grupos.
    - Temos desenvolvido reuniões para transmissão de informação e esclarecimento de alguns temas e assuntos.
    - Participação ativa no contributo para a resolução de alguns assuntos do interesse das pessoas assistidas do centro.
    - Temos colaborado com o departamento de Qualidade para a realização de algumas atividades, (ex na simplificação carta dos direitos e deveres com linguagem acessível e imagens). 
    - Participação nas entrevistas de auditoria para a certificação do Modelo EQUASS.

    Somos um grupo em evolução continua, que pretende continuar a defender os direitos das pessoas assistidas, potenciando a sua autodeterminação.

    A Casa de Saúde da Idanha foi fundada em 1894 por S. Bento Menni e é o primeiro Centro Assistencial da Congregação das Irmãs Hospitaleiras em Portugal. Todos os serviços de prestação de cuidados e de suporte desenvolvem a sua intervenção, segundo os princípios institucionais de elevada qualidade, responsabilidade ética, competência, eficiência, equilíbrio entre custo-benefício e a adequada utilização e rentabilidade dos recursos, que garantam a sustentabilidade e os fins específicos deste estabelecimento de saúde. Atualmente existem as seguintes áreas assistenciais na Casa de Saúde da Idanha: Psiquiatria; Psicogeriatria; Área de Demências; Reabilitação Global e Lesão Cerebral; Deficiência Intelectual; Cuidados Continuados Integrados (Unidade de Média Duração e Reabilitação e Unidade de Cuidados Paliativos); Reabilitação Sócio-Profissional. 

    Saiba mais em csi.irmashospitaleiras.pt/ 

     

  • GAR Colmeia - Clínica Psiquiátrica de São José



    GAR Colmeia - Clínica Psiquiátrica de São José (CPSJ) - Lisboa

    O Grupo de autorepresentação da Clínica Psiquiátrica de S. José nasceu em agosto de 2013. O seu principal objetivo é dar voz às pessoas assistidas da Clínica com mais dificuldade em se expressarem. Foi então eleito um grupo de pessoas que pudesse representar os seus pares. Durante as primeiras sessões procurámos encontrar um nome que trouxesse identidade ao grupo, a escolha recaiu em “Colmeia”, pareceu-nos que a organização, o trabalho em equipa, a interajuda e a determinação seriam imperativos presentes nas dinâmicas de funcionamento deste grupo. O grupo conta atualmente com nove elementos representantes das várias áreas assistenciais do Centro, realiza reuniões mensais com o intuito de desenvolver no grupo a capacidade de autodeterminação e empowerment com vista à defesa dos seus direitos e dos seus pares, impulsionando a participação ativa da pessoa assistida, não só na Clínica, mas também na Comunidade.
    Tem como objetivos específicos:
    1-    Reforçar a importância do papel do grupo na defesa dos direitos individuais e dos seus pares;
    2-    Informar e/ou esclarecer questões relacionadas com as avaliações efetuadas pela pessoa assistida aos serviços prestados pela Clínica;
    3-    Potenciar o exercício da cidadania, facilitando o acesso à informação dos serviços da Clínica e da Comunidade;
    4-    Informar com vista à tomada de decisão responsável;
    5-    Informar/esclarecer dúvidas sobre os direitos e deveres da pessoa assistida;
    6-    Permitir à pessoa assistida o recurso a atendimento individual por parte dos seus autorepresentantes.

    Temos como principal lema: ”Nós podemos dar voz à sua voz, mas para isso queremos ouvir a sua! Não deixe que nunca decidam por si, sem si!”
     

    A Clínica Psiquiátrica de São José foi fundada em 1956 e a 31 de Maio de 1995 foram inauguradas as atuais instalações. Com uma lotação de 195 camas, o Centro procura proporcionar às pessoas assistidas uma oferta de saúde integral que inclui os aspetos físicos, psíquicos, sociais, éticos e espirituais, com caráter eminentemente humanizador. Atualmente existem as seguintes áreas assistenciais: Psiquiatria; Deficiência intelectual; Psicogeriatria/ Gerontopsiquiatria; Demências; Reabilitação psicossocial.

    Saiba mais em cpsj.irmashospitaleiras.pt

     

  • GAR CSSRL - Casa de Saúde Santa Rosa de Lima



    GAR CSSRL - Casa de Saúde Santa Rosa de Lima (CSSRL) - Belas, Sintra

    O Grupo de Autorepresentantes da Casa de Saúde Santa Rosa de Lima surgiu em 2017. O grupo é constituído por 5 pessoas assistidas e um colaborador/facilitador. Realiza mensalmente reuniões que pretendem abordar várias temáticas, de modo a potenciarem o empowerment e autodeterminação das pessoas assistidas. 
    Para os elementos do GAR, ser auto-representante é uma responsabilidade que assumem com prazer e motivação, por serem a voz das pessoas assistidas que necessitam de expressar as suas necessidades/preocupações e tomar decisões. É através de reflexões, que os elementos do GAR desenvolvem e tomam consciência do seu papel no grupo e ficam mais sensíveis às necessidades de todos (pessoas assistidas, famílias, colaboradores, voluntários e irmãs). 
    Ser um auto-representante é ser capaz de dizer o que quer e que sente, é ser uma voz ativa em relação aos que têm mais dificuldades e fazer com que todos respeitem as decisões das pessoas mais vulneráveis. Ser auto-representante é também ser capaz de assumir responsabilidades e ter o papel de comunicar aos outros tudo aquilo que é decidido nas reuniões e o que se pensa fazer no futuro.

    Ser Auto-Representante é estar atento, informado e ter a capacidade de representar o grupo de pessoas assistidas da Casa de Saúde Santa Rosa de Lima!

    A Casa de Saúde Santa Rosa de Lima  localiza-se em Belas, concelho de Sintra e foi fundada em 1921. Atualmente tem uma lotação de 120 camas, tem como finalidade a prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde na área da Psicogeriatria/ Psiquiatria Geriátrica e da Reabilitação da pessoa com necessidades transitórias (UMDR). 

    Saiba mais em cssrl.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR AR - Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima



    GAR AR - Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima (CPNSF) - Parede, Cascais

    O grupo de autorrepresentação do CPNSF denomina-se de Grupo AR, por poder dar uma lufada de ar fresco à dinâmica do Centro. O Grupo é no momento constituído por 4 pessoas assistidas em  longo internamento, com idades compreendidas entre os 68 e os 87 anos.
     
    Este Grupo existe desde 2013 e tem como objetivo geral desenvolver ações que levam a pessoa assistida a tornar-se consciente das suas próprias escolhas. O Grupo reúne quinzenalmente com o apoio do técnico do serviço de psicologia. O GAR pretende integrar, a par com os outros GAR’s dos respetivos Centros Assistenciais, medidas que permitam a criação de um modelo de empowerment.
     
    Pertencer a este grupo permitiu-nos poder expressar o que nos agrada e desagrada, poder estar mais informados, podermos frequentar reuniões, auditorias de forma a contribuirmos para a certificação de qualidade da instituição, poder ter um papel de voz na melhoria da qualidade da prestação de cuidados

    O  Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima localizado na Parede, concelho de Cascais, foi fundado em 1948 como Hospital Ortopédico. Desde 1985 a sua missão específica orienta-se para a prestação de cuidados de saúde no âmbito da psiquiatria geriátrica de acordo com as melhores práticas clínicas, com qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade do utente, numa visão humanista e integral da pessoa. Desenvolve os seus serviços na área da Psicogeriatria/ Gerontopsiquiatria. 

    Saiba mais em cpnsf.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR As Abelhinhas - Centro de Recuperação de Menores



    GAR As Abelhinhas - Centro de Recuperação de Menores (CRM) - Assumar

    O Grupo de autorepresentação do Centro de Recuperação de Menores de Assumar chama-se “As Abelhinhas”, tendo sido fundado em Maio de 2014. O grupo é constituído por 9 pessoas assistidas do CRM e reúne uma vez por semana, de forma a discutir-se as mais variadas temáticas, sendo estas do interesse das pessoas assistidas. Procura também discutir e escrever sugestões e reclamações que surjam no momento, procurando também novas formas de potenciar o empowerment e autodeterminação das pessoas assistidas.

    Este é considerado um espaço para a aprendizagem de novas formas de expressão e de tomada de decisão sobre aspetos diretamente ligados à sua vida.

    O grupo já dinamizou diversas ações, dinâmicas e fóruns para a comunidade do CRM (e não só). É também uma presença assídua nas atividades realizadas no Centro, sendo uma voz ativa das pessoas assistidas. 

    OBJETIVOS DO GRUPO:
    - Representar todas as pessoas assistidas do Centro;
    - Defender os interesses de todas as pessoas assistidas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar;
    - Adaptar para leitura fácil e/ou por imagens os documentos do Instituto e do Centro;
    - Ter uma participação ativa na colaboração de eventos institucionais e projetos;
    - Estreitar relações com outros grupos de autorepresentantes;
    - Mudar a perceção da comunidade acerca das pessoas com deficiência e combater o estigma.

    “Mesmo os caminhos mais difíceis, serão ultrapassados com foco e determinação.”

    O  Centro de Recuperação de Menores é um centro administrado pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, desde 1968. Situa-se em Assumar, concelho de Monforte, no distrito de Portalegre. Orientado por um modelo integral de cuidar, o processo terapêutico é desenvolvido por todos os que constituem a Comunidade Hospitaleira: pessoas assistidas e seus familiares, irmãs, colaboradores, voluntários e jovens em formação. Desenvolve serviços nas seguintes áreas de intervenção: Deficiência Intelectual e Psiquiatria (idade inferior a 18 anos).

    Saiba mais em crm.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR Entre Nós - Casa de Saúde Bento Menni



    GAR Entre Nós - Casa de Saúde Bento Menni (CSBM) - Guarda

    O Grupo “Entre Nós” surgiu em Fevereiro de 2015, o objetivo geral do grupo consiste em potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais, com vista a uma participação ativa, responsável e eficiente. Do grupo fazem parte representantes de todas as unidades da CSBM, num total de 6 pessoas, com diversas experiências de partilha, que podem contribuir para melhorar o bem estar da comunidade envolvente. 


    Tem como objetivos específicos: 
    ● Potenciar o desenvolvimento da capacidade de comunicação;
    ● Facilitar o acesso a informação relativa a serviços de que a instituição e a comunidade possam dispor;
    ● Informar acerca dos direitos e deveres da pessoa assistida;
    ● Fomentar o desenvolvimento da capacidade de decisão e escolha;
    ● Potenciar o desenvolvimento da capacidade de negociação e interação social.

    Atividades:
    - Reuniões semanais;
    - Realização dos “Talentos Bento Menni”
    - Realização do Projecto “Sonhos”
    - Realização de Formação para as pessoas assistidas;
    - Simplificação e divulgação da carta de direitos e deveres das pessoas assistidas;
    - Participação em encontros, conferências e assembleias;
    - Realizar intercâmbios com GARs de instituições intra e extra IIHSCJ;


    Lema 
    “Informe-se! Participe! Actue”

    A Casa de Saúde Bento Menni (CSBM) é um estabelecimento de saúde, localizado na cidade da Guarda, que iniciou a sua atividade em Abril de 1994. Este Centro assistencial está vocacionado para a prestação de cuidados em saúde mental, integrando as áreas de psiquiatria, psicogeriatria e deficiência intelectual, com uma afincada preocupação pela prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas que recorrem aos seus serviços, em sintonia com o Modelo Hospitaleiro.

    Saiba mais em csbm.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR GIS - CSBJ - Casa de Saúde Bom Jesus - Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental



    GAR GIS - CSBJ - Casa de Saúde Bom Jesus (CSBJ) - Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental (GIS) - Braga

    O Grupo de Autorepresentantes do Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental, foi fundado em Outubro 2013, e é constituído por pessoas com experiência de vida de doença mental que residem na comunidade e frequentar os serviços do GIS, nomeadamente, a sua Unidade Sócio Ocupacional. Este grupo surgiu da necessidade dos próprios utilizadores, assumirem um papel mais ativo no planeamento e na organização das atividades e serviços que o GIS disponibiliza.
    Este grupo de utilizadores, eleito anualmente, está comprometido em apoiar a autonomia, responsabilização e recuperação de todos os utilizadores do GIS.

    Objetivos:
    1.   Representar e promover os interesses dos utilizadores;
    2.   Promover o desenvolvimento recreativo, cultural e desportivo dos utilizadores;
    3.   Contribuir para o processo de recuperaçãodos utilizadores;
    4.   Fortificar laços de amizade, solidariedade, diálogo e cooperação entre utilizadores, colaboradores e organizações semelhantes;
    5.   Promover e participar em iniciativas de defesa dos direitos e não-discriminação das pessoas com problemas de saúde mental;
    6.   Promover atividades de angariação de recursos para que todos os utilizadores possam beneficiar das atividades do GIS;
    7.   Defender os direitos e interesses dos utilizadores no planeamento das atividades do serviço;
    8.   Participar de forma ativa na avaliação dos serviços prestados pelo GIS.

    O GAR permite-nos participar de forma ativa na construção de um ambiente, de verdadeira promoção do empowerment e do recovery.

    O Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental, da Casa de Saúde do Bom Jesus, disponibiliza um conjunto de Serviços Integrados de Reabilitação Psicossocial na comunidade, promovidos por uma equipa multidisciplinar: consultas da especialidade; unidade socio-ocupacional; formação e integração profissional e apoio domiciliário. 

    Saiba mais em csbj.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR Janela Aberta - Casa de Saúde Espírito Santo



    GAR Janela Aberta - Casa de Saúde Espírito Santo (CSES) - Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores

    O grupo de autorrepresentação Janela Aberta, da CSES, é composto por 9 pessoas assistidas, sendo representantes das diferentes áreas assistenciais: a psiquiatria (agudos e longo internamento), a psicogeriatria, deficiência mental e ambulatório. As idades variam entre 27 e 61 anos de idade.

    O GAR pretende ser a voz de todas as pessoas assistidas, marcando presença junto da equipa técnica/colaboradores, direção do centro e comunidade em geral para uma melhoria contínua da assistência à pessoa portadora de doença mental e psiquiátrica.

    O lema do GAR é “Nada sobre nós, sem nós”. Os princípios que o determinam são fundamentalmente: Liberdade para planear a própria vida; Autoridade para gerir os próprios recursos; Suporte para construir uma vida em comunidade; Responsabilidade que inclui as obrigações e contributos de qualquer cidadão para com a comunidade.

    O grupo, Janela Aberta, da CSES- IIHSCJ, foi fundado a 9 de janeiro de 2014, por iniciativa da Direção da Casa de Saúde do Espírito Santo.

    O objetivo geral deste grupo é e promover e estimular competências pessoais e interpessoais, gerando cada vez mais sentido de responsabilidade, eficiência, comunicação e participação ativa.
     
    É responsável por dotar as pessoas portadoras de doença mental de competências necessárias para gerir a sua própria vida, fazendo valer a sua opinião nas decisões que lhe dizem respeito, sendo que estas determinam a sua cidadania. Luta pela igualdade de participação sem restrições.

    “Nada sobre nós, sem nós!”

    A Casa de Saúde do Espírito Santo (CSES), localizada na Ilha Terceira, Açores, foi fundada em 1967. Tem como missão o atendimento a pessoas com doença mental, deficiência intelectual e pessoas com outras patologias do âmbito da Saúde mental, com uma abordagem aos três níveis de prevenção. Desenvolve programas assistenciais segundo um modelo de assistência integral que, através do trabalho em equipa, desenvolve a intervenção terapêutica contemplando os aspectos biológicos, psíquicos, sociais, humanos, espirituais e ético-relacionais nas seguintes áreas de intervenção: Psiquiatria; Deficiência intelectual e Psicogeriatria/ Gerontopsiquiatria

    Saiba mais em cses.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR CSNSC - Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição



    GAR CSNSC - Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição (CSNSC) - Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores

    O Grupo de Autorrepresentantes da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição foi fundado a 23 de janeiro de 2014. Visa encorajar a participação, envolvimento, empowerment e autodeterminação das pessoas assistidas de internamento em Psiquiatria, Psicogeriatria e Deficiência Mental enquanto membros ativos na dinâmica da CSNSC. Este movimento pretende dotar as pessoas assistidas de competências necessárias para gerir a sua própria vida, fazendo valer a sua opinião nas decisões que lhes dizem respeito, fazendo um apelo à capacidade de cada um defender os seus direitos, ser respeitado nas suas escolhas e ter acesso à participação na vida em sociedade. A interação nas reuniões do GAR permitem o conhecimento e troca de ideias, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida bem como para a melhoria contínua da própria Instituição.

    O GAR tem como principais objetivos:
    • Representar e defender os interesses e os direitos das pessoas assistidas da CSNSC;
    • Informar, educar e sensibilizar as pessoas assistidas na aplicação dos direitos e deveres e dos regulamentos e normas da instituição;
    •  Facilitar a comunicação entre pessoas assistidas;
    • Recolher, analisar, avaliar, refletir e comunicar sobre as dinâmicas, atividades e funcionamento do Centro de um modo representativo da globalidade das pessoas assistidas.

    Pelo direito à nossa plena integração e igualdade de oportunidades. 

    A Casa de Saúde N.ª S.ª da Conceição situa-se na ilha de S. Miguel na Região Autónoma dos Açores e foi fundada a 8 de Dezembro de 1973, com o objetivo de prestação de cuidados de saúde no âmbito da saúde mental e psiquiatria, segundo um modelo de assistência integral e dinâmico da pessoa que engloba as dimensões biopsicossociais, espirituais, éticas e relacionais, numa perspetiva humana e com o máximo respeito pelos direitos fundamentais da pessoa doente. A CSNSC desenvolve uma atividade assistencial, desde a prevenção ao tratamento, reabilitação e reintegração social no âmbito da Psiquiatria; Deficiência intelectual;  Psicogeriatria/ Gerontopsiquiatria.

    Saiba mais em csnsc.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR Voz - Casa de Saúde Câmara Pestana



    GAR Voz  - Casa de Saúde Câmara Pestana (CSCP) - Funchal, Madeira

    O Grupo de autorepresentação da Casa de Saúde Câmara Pestana foi criado em 2013. Este representa todas as pessoas internadas nesta Casa de Saúde, e que por motivos da sua doença têm dificuldade em expressar-se e em fazer representar-se. Pretende ser um grupo mediador e de autorepresentação das Pessoas Assistidas da Casa de Saúde Câmara Pestana, promovendo uma relação de proximidade, ouvindo as suas necessidades e interesses, através de reuniões comunitárias e exposição dos seus problemas junto da Direção.

    Atualmente o grupo é constituído por 8 elementos, com idades entre os 24 e 57 e também por 2 facilitadoras.

    Tem como objetivos:
    - Representar as pessoas assistidas no centro; 
    - Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas assistidas, auscultando as suas necessidades e interesses (através de reuniões regulares)
    - Promover a defesa dos direitos da pessoa com doença mental; 
    - Ser voz ativa dentro da Instituição e fonte de informação para as pessoas assistidas.

    Tem como Princípios Orientadores: Empowerment; Autodeterminação; Igualdade de oportunidades e a Participação na instituição e na comunidade envolvente.

     ‘Com a nossa voz somos mais fortes’

    A Casa de Saúde Câmara Pestana foi fundada em 1925 e tem como Missão a prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde mental e psiquiatria, de acordo com as melhores práticas clínicas, com qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade do utente, numa visão humanista e integral da pessoa. Desenvolve os seus serviços nas seguintes áreas de intervenção: Psiquiatria; Deficiência intelectual; Psicogeriatria/ Gerontopsiquiatria.

    Saiba mais em cscp.irmashospitaleiras.pt/

     

  • GAR Ser+ - Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família



    GAR  Ser+  - Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF) - Funchal, Madeira

    O GAR do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família chama-se  Ser+ e foi criado em 2013. Tem como objetivo promover o empowerment e autodeterminação das pessoas assistidas. Atualmente o grupo é composto por 8 elementos representativos do CRPSF, com idades compreendidas entre os 16 e os 38 anos e duas facilitadoras.  

    O que fazemos?
    - Reuniões quinzenais ou mensais; 
    - Participação nos encontros anuais dos grupos de autorrepresentação organizados pelo IIHSCJ;
    - Participação nas reuniões de comissão de festas;
    - Participação em eventos/festas do CRPSF;
    - Gravação do Hino “A nossa voz”;
    - Criação do convite da festa de natal e participação na festa de natal;
    - Simplificação da carta dos direitos e deveres e do questionário da avaliação da satisfação das pessoas assistidas;
    - Formação aos colaboradores, familiares e entidades parceiras sobre a carta dos direitos e deveres das pessoas assistidas. Peça de teatro: Conversas de café: Direitos e Deveres aqui ao pé!;
    - Participação na semana da qualidade;
    - Entre outras atividades.  

    O nosso hino ? "A nossa Voz"
    Olha para a natureza
    Tão formosa e inocente
    É na diversidade que ela ganha brio,
    Cada elemento é diferente.
     
    Mas como a natureza,
    Somos diferentes,
    Mas ao juntar a nossa voz
    Sentimos uma energia veloz
     
    Essa energia vem de ti,
     de mim, de todos nós.
    Não fiques parado,
    Este projeto não está acabado!

    Refrão
    A construir, um mundo melhor,
    Onde escolho o caminho da esp’rança
    Por mim e por ti, por nós, pelo Centro,
    Faz da tua voz um instrumento 
     
    A vida é um caminho
    Tu decides como o vais seguir
    Sê tu próprio o pilar, faz os teus sonhos voar,
    Ganha força para decidir.
     
    O rumo está correto,
    É p’ra felicidade
    Todos nos levam p’ra frente
    Com o calor da hospitalidade

    Vou agarrar a minha vida
    Sou dono do meu destino
    Sinto-me capaz
    De escrever o meu próprio hino

    O Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF), localizado em S. Roque, Madeira,  foi fundado em 1950. Tem como missão a prestação de cuidados diferenciados e humanizados, em saúde mental da Infância e Adolescência, pedopsiquiatria, multideficiência e reabilitação psicopedagógica, de acordo com as melhores práticas, qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade do utente, numa visão humanista e integral da pessoa.

    Saiba mais em irmashospitaleiras.pt/crpsf/