O Estigma Fortalece? 

O Estigma Fortalece? 
Os grupos de Autorepresentantes (GAR’S) dos Centros Hospitaleiros realizaram o seu VI Encontro nos dias 25 e 26 de setembro de 2019, no auditório da Clínica Psiquiátrica de S. José, em Lisboa.

Os grupos de Autorepresentantes (GAR’S) dos Centros Hospitaleiros realizaram o seu VI Encontro nos dias 25 e 26 de setembro de 2019, no auditório da Clínica Psiquiátrica de S. José, em Lisboa. Estiveram representadas cerca de 60 pessoas de 8 centros do Continente, 2 da Madeira e 2 dos Açores. 
O tema foi desafiante e provocatório: O Estigma Fortalece? 
"Sentimos muitas vezes os olhos dos outros cravados na nossa pele, cada vez que sabem quem somos e de onde vimos. Sentimos o medo nos seus olhos, achando que somos agressivas e desequilibradas, sem competências para vivermos numa sociedade que não tem competência para viver connosco!" 
Neste encontro conclui-se que o Estigma pode fortificar quando nele se encontra a força para vencer os obstáculos. "Falar de estigma fortaleceu-nos! 
Sim! Temos uma doença mental, mas não somos a doença mental. Sentimos a manifestação da doença, mas vamos para além disso! Somos pessoas, com histórias, com projetos de vida, iguais e diferentes como todas as pessoas".
Deste encontro resultou o seguinte manifesto.

Terça, 18 de Fevereiro de 2020